(Tempo estimado de leitura 04′ 15″)
Nos dois últimos capítulos, falei da importância dos relacionamentos para o nosso bem-estar subjetivo e apresentei dicas simples para enriquecermos relacionamentos novos e existentes. Agora é hora de falarmos da “cereja do bolo”: qual é, afinal, “o segredo” para relacionamentos autênticos e positivos?
Quem de nós nunca sentiu medo ou vergonha? Quem nunca escondeu fraquezas, inseguranças ou falhas, com medo de desprezo ou ridicularização? Qual é o peso da máscara que carregamos, que tenta apresentar ao mundo uma figura perfeita e completamente em controle da situação?
Por mais que seja importante, e em algumas situações até mesmo necessário, “dançar conforme a música” para se adaptar a cada situação da vida, a capacidade de nos abrirmos e permitirmos que nossos parceiros nos conheçam de verdade é o ingrediente mais importante de um relacionamento confiante e íntimo. O segredo da intimidade e de relacionamentos incríveis está, portanto, na vulnerabilidade.
Você deve estar se perguntando: “vulnerabilidade? Do que ele está falando? Vulnerabilidade não é algo ruim, uma fraqueza?” A resposta, entretanto, é não.
Vulnerabilidade é uma força, e a capacidade e coragem para aceitar e demonstrar sua vulnerabilidade algo a ser buscado, se espera viver relacionamentos verdadeiramente íntimos e felizes. Brené Brown, pesquisadora especialista em vulnerabilidade e autora de diversos livros sobre o assunto, escreve:
“Quando nos privamos da nossa própria vulnerabilidade, nos distanciamos das experiências que trazem propósito e significado para nossas vidas”.
Em seu livro de referência “A coragem de ser imperfeito”, Brown define vulnerabilidade como incerteza, risco e exposição emocional. Explica que o medo de nos mostrarmos imperfeitos (o que, convenhamos, é a marca mais marcante de todos os seres humanos) é o principal sabotador da intimidade e do florescimento de relacionamentos verdadeiros e duradouros. Para um pouquinho pra pensar.
Será que você não está sabotando relacionamento após o relacionamento exatamente pelo seu medo de se mostrar vulnerável? Talvez você não esteja ciente de que seu medo de se mostrar de verdade ao seu parceiro está impedindo que
você esteja totalmente envolvido no relacionamento. Não existem relacionamentos autênticos sem que cada uma das partes sinta-se livre e encorajada a mostrar-se em toda a sua complexidade e vulnerabilidade.
As 5 principais razões pelas quais a vulnerabilidade leva à intimidade: segundo as pesquisas realizadas pela dra. Brown, a nossa capacidade de aceitar e demonstrar nossa vulnerabilidade.
Segundo as pesquisas realizadas pela dra. Brown, a nossa capacidade de aceitar e demonstrar nossa vulnerabilidade:
Relacionamentos saudáveis estão ao alcance se deixarmos de lado o medo e acreditarmos que somos dignos de amor verdadeiro, apesar de nossos defeitos, erros e imperfeições.
Os passos abaixo podem auxiliar você nesse processo:
Colunista Henrique Bueno
Contatos: lnk.bio/9cVF
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]