(Tempo estimado de leitura 05′ 30″)
O processo tem quatro partes, todas elas utilizando a força da sua narrativa pessoal (storytelling) para extração de sentido.
Pegue papel e caneta, escolha um local calmo e seguro e reserve tempo sem ser interrompido. Coloque uma musica calma de fundo, se isso te fizer bem. Mais importante, quando começar a escrever não pare: deixe a caneta navegar pelo papel, sem pensar.
LEMBRANDO SEU PASSADO POSITIVO (PP)
Descreva um momento em sua vida quando você prosperou, quando tudo deu certo e você realizou o que queria, como queria, e conquistou tudo o que buscava. Elabore sobre esse período: onde você estava, quem estava com você, o que você fez e como essa sua ação foi diferente do que você faz em outras situações, por que tudo deu tão certo e, mais importante, o que você sentiu à época e como se sente agora, ao escrever sobre isso?
GERANDO UM FUTURO FANTÁSTICO (FF)
Nessa fase, imagine que passaram-se 20 anos. Você está vivendo sua vida ideal. Você está vivendo no lugar que sempre sonhou. Se o trabalho é parte de sua imagem ideal, você está trabalhando com o que mais ama e sendo demandado exatamente o tempo que acha perfeito para que o trabalho não se torne um peso ou incômodo. Você atingiu o sucesso financeiro e vive com conforto e segurança. Seus relacionamentos são felizes e saudáveis.
Imagine que há uma câmera escondida no botão da sua camisa… que imagens você veria em um dia seu daqui a 20 anos? Aonde você estaria? O que estaria fazendo? Mais alguém estaria com você?
Não pense em como vai conseguir tudo isso, apenas registre no papel seu verdadeiro sonho. Ao final, escreva como você vai se sentir quando estiver vivendo esse momento da sua vida, e como se sente ao escrever sobre isso.
Nessa fase do exercício você vai:
DEFININDO COMPROMISSOS CONCRETOS (CC)
Agora imagine que você está colocando as malas no carro para iniciar a viagem em direção ao seu futuro fantástico (etapa 2) e que você está preparada para agir, para ser, exatamente o que foi no seu passado positivo (etapa 1). O que você está levando, quem vai com você? Como você vai chegar ao seu destino? O que precisa fazer, concretamente, para chegar lá? Quais obstáculos surgirão e como você irá superá-los? Quais conquistas intermediárias você precisa conquistar no caminho? Mais uma vez deixe a caneta rolar e escreva tudo que achar importante.
Descreva como você vai se sentir durante a viagem, o que foi viver e aprender e como se sente enquanto escreve. Consegue perceber como tudo é possível e que, mais que o destino, é a viagem a parte mais importante, ou sua própria vida?
Nesta fase você precisa:
REALIZANDO COM AÇÃO AUTÊNTICA (AA)
Paul Valéry já dizia: a melhor maneira de fazer seus sonhos se tornarem realidade é acordar. Essa é a fase da execução pura.
Você sabe onde quer chegar e sabe que pode. Agora siga seu planejamento e aja. Lembre-se:
Após concluídas as quatro fases, grife em cada um dos textos quais são os temas que mais aparecem, explicita ou implicitamente. Coisa como família, liberdade, amor, dinheiro, realização. Escreva todas elas ao final e escolha as cinco que representam seus valores incondicionais. Pronto, esses serão seu guias e nortearão todas as suas escolhas e ações.
Depois escreva em uma frase qual é seu propósito de vida. O meu, por exemplo, é inspirar as pessoas a (re)descobrirem e, acima de tudo, viverem seus sonhos. Essa frase deve representar sua missão no mundo, definir para que você veio. Não se preocupe em fazer algo grande — o que importa é como esse propósito se conecta com quem você é e com quem pretende ser.
Colunista Henrique Bueno
Contatos: lnk.bio/9cVF
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]