COMO SE MANTER À TONA EM TEMPOS DE MUDANÇAS DISRUPTIVAS – PARTE 1

Compartilhe essa postagem

O artigo “Como se manter à tona em tempos de mudanças disruptivas”, de Julia Schmidt e Pepita Pedersen, explora a existência dos icebergs e a capacidade a ser desenvolvida para não se chocar com eles, será dividido em três partes:

PARTE 1: O que o mantém acordado à noite? Apresenta algumas perguntas provocativas que se respondidas podem impedir que afundemos. Em seguida propõe a prática por meio de treinamento e desenvolvimento pessoal para sempre estar preparado para se reinventar. Você está?

PARTE 2: Quais as ferramentas e os recursos que você tem disponíveis? A disrupção pode dificultar a previsão, porém deve servir como um estímulo para o desenvolvimento de ferramentas e recursos para se manter à tona. Entender que o caos não é a ausência de ordem, mas a existência de diversas ordens faz com que você amplia a visão. O que você está vendo com os seus binóculos?

PARTE 3: PARTE 3: O que afundou o Titanic e o que pode afundar você? Reconhecer a diferença que o iceberg foi apenas o elemento que cortou o casco do Titanic, mas não ouvir os avisos levaram a decisões que permitiram que isso acontecesse. Você ouve os avisos que estão no seu radar?

Como se manter à tona em tempos de mudanças disruptivas

Não podemos impedir que os icebergs apareçam, mas podemos impedir um choque frontal com eles, explicam Julia Schmidt e Pepita Pedersen

As pessoas geralmente se orgulham de ter feito as coisas da mesma maneira por muito tempo. Presumimos que podemos continuar repetindo a mesma fórmula, usando nosso sistema de copiar e colar. Todos nós já ouvimos dizer que, se fizermos as coisas da mesma forma que sempre fizemos, obteremos sempre os mesmos resultados. Para alterar nossos resultados, precisamos fazer as coisas de forma diferente, estar abertos a novos aprendizados, abandonar todas as zonas de conforto e abraçar constantemente a mudança.

O que nos mantém acordados à noite?

Convidamos você a responder a essa pergunta e identificar quais tendências, mudanças e interrupções são mais relevantes para você agora.

Considere estes cinco elementos ao preparar suas respostas:

  • Novas tecnologias disruptivas
  • Novos processos de transformação
  • Novas habilidades a serem aprendidas
  • Novos concorrentes
  • Medo de perder o controle do desenvolvimento da carreira

Sabemos que o status quo (cotidiano) é extremamente poderoso e, ao mesmo tempo, o inimigo da mudança. Também reconhecemos que repetir a mesma fórmula, acreditar demais em sucessos ou experiências passadas e não estar aberto para saber o que não sabemos não nos ajudará a permanecer à tona.

Como podemos evitar afundar?

Todos nós já ouvimos falar de um dos fracassos mais conhecidos e ilustrativos da história da navegação: o naufrágio do Titanic – o luxuoso navio a vapor britânico que afundou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de bater em um iceberg, causando a morte de mais de 1.500 passageiros e tripulantes.

O que afundou o Titanic foram muitos lapsos críticos de segurança e orgulho excessivo por parte dos operadores do navio. A história do Titanic é famosa e poderosa, pois contém lições a serem aprendidas sobre como criar e evitar desastres.

Aqui estão seis pontos importantes aprendidos com o desastre que podem nos ajudar a criar um manual de sobrevivência a ser usado em nossa jornada profissional.

  1. A falta de prática

O Titanic atravessou o Oceano Atlântico pela primeira vez em sua viagem inaugural.

  • Nem o navio nem a tripulação haviam praticado os procedimentos mais vitais de desempenho e segurança antes de cruzar o oceano. O navio mal havia saído do estaleiro e só havia realizado algumas horas de testes em mar aberto.
  • Nenhum exercício de segurança foi planejado antes ou durante a viagem.
  • Ninguém na liderança do navio foi responsabilizado pela segurança dos passageiros.
  • Nenhum procedimento foi desenvolvido e nenhuma habilidade foi ensinada para operar os equipamentos dos botes salva-vidas. Havia apenas botes salva-vidas suficientes para um terço das pessoas a bordo.
  • Nenhum protocolo claro de comunicação e organização com os passageiros foi elaborado ou ensinado à tripulação.

Como fortalecer sua capacidade de mudança e reinvenção

Na vida e no trabalho, com o que está acontecendo em todo o mundo, em tempos disruptivos, de instabilidade e vulnerabilidade, é fundamental reservar tempo para testes e preparação. No entanto, ao planejar nossa jornada de carreira, ainda tendemos a acreditar que as coisas permanecerão estáveis e seguras por um longo tempo.

  • Pense no futuro e entenda a evolução de sua função e a necessidade de se reinventar.
  • Identifique as novas necessidades ou tendências necessárias para garantir sua segurança ao longo do caminho.
  • Aprenda novas habilidades e desenvolva um conjunto sólido de habilidades que servirá para você no futuro. Isso fará parte de seu equipamento salva-vidas.
  • Seja curioso e crie planos B, C e D para que você tenha botes salva-vidas suficientes.
  • Aceite a mudança como uma oportunidade de crescimento.
  • Ouça especialistas, colegas e colaboradores e suas novas ideias. Algumas pessoas são simplesmente melhores do que outras para ver além do que está acontecendo no momento. Faça com que elas façam parte de sua equipe.
  • Elabore sua estratégia de carreira e torne-a seu procedimento operacional.
  • Comemore as vitórias rápidas e não tenha medo de fracassar. Com a velocidade das mudanças, os métodos antigos geralmente não ajudam a resolver problemas totalmente novos.

Na PARTE 2 Julia & Pepita se fala das ferramentas e dos recursos que cada um tem disponíveis e o que fazer para atualizá-los. O que você está vendo com os seus binóculos? Na vida não há ensaios…

Referências

Para obter uma lista completa de referências, consulte a versão digital deste artigo, disponível em https://executivesupportmagazine.com/?post_type=post&s=&author_name=julia-schmidt-and-pepita-pedersen

Julia Schmidt é uma assistente executiva premiada com mais de 20 anos de experiência trabalhando em diferentes setores. Ela é conhecida por ser uma defensora apaixonada do desenvolvimento de pessoas e por ajudar outras pessoas a terem sucesso e a desenvolverem suas habilidades de liderança. Julia é uma rede de contatos e mentora ativa e se orgulha de ter se formado na Universidade da Noruega com um mestrado em Língua e Literatura Portuguesa e também estudou Administração de Empresas. Siga Julia no LinkedIn. Julia é autora do livro The Executive Secretary Guide to Building a Successful Career Strategy, disponível na Amazon.

Julia também faz parte do nosso Speaker Bureau. Se tiver interesse em que Julia treine seus assistentes ou fale em seu evento, virtual ou pessoalmente, visite executivesupportmagazine.com/speaker-bureau.

Pepita Pedersen é uma Certified Reinvention Practitioner, que ajuda sistemas empresariais e indivíduos a desenvolverem suas habilidades de reinvenção para prosperar em tempos de caos. Pepita é natural da África do Sul e atualmente mora na Dinamarca.

Ela tem um portfólio de carreiras em consultoria, marketing e eventos, e gerenciamento de projetos. Pepita adora reunir pessoas para participar de comunidades como a comunidade Center4Reinvention. Entre em contato com Pepita no LinkedIn.

 

Postagens Relacionadas

Propósito, Forças e Bem-estar Integral

FELIZ ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO…

Feliz ano velho, feliz ano novo… Uma retrospectiva dos assuntos que foram importantes na área de tecnologia esse ano. Hoje eu quero relembrar com vocês

Precisa de Ajuda?