DA IMAGINAÇÃO AO MOVIMENTO: O AFETO!

Compartilhe essa postagem

FISEC 2023

Da IMAGINAÇÃO ao MOVIMENTO: o AFETO!

A chegada estava prevista para às 18h, mas o meu amigo Hugo, sua irmã Lígia e a sobrinha Luana chegaram às 22h. Não havia imaginação capaz de prever o movimento das rodovias. Vi eles descerem do carro, mas havia alguém mais que a minha IMAGINAÇÃO não podia prever. Não acreditava, apenas sabia que o MOVIMENTO feito por ela para estar ali na minha frente requeria AFETO!

Imaginação, Movimento e Afeto: como as palavras se conectam com o mundo real? A imaginação singular cria disrupção em tecnologia que produz crescimento exponencial em organizações e mudança de comportamento nas pessoas. Entretanto, como imaginar o Afeto nesse movimento? Creio ser o Afeto que dá sentido à Imaginação e ao Movimento. Quem poderia imaginar que ela fizesse o movimento de vir à minha casa?

Comecemos com a IMAGINAÇÃO (latim imaginatĭo) que se refere à faculdade dos seres humanos de criar, inventar ou conceber algo com informações, situações e conhecimentos a partir de dentro de si mesmo. Desse processo podem resultar coisas reais ou idealizadas numa representação mental. Portanto, a imaginação contribui para tornar reais tecnologias, processos e comportamentos que antes não existiam. A INOVAÇÃO vem da IMAGINAÇÃO. Igualmente, a imaginação permite que qualquer pessoa invente histórias que podem resultar em lindos livros ou na alienação da realidade. O que você vai fazer? Agora eu a via ali na minha frente, lembrando-me das vezes que falávamos de nos visitar e ficávamos na imaginação sem movimento. Permanecer na abstração ou transformar a imaginação em realidade?

Avançamos para o MOVIMENTO. Ela fez o movimento, uma escolha individual e deliberada. Enfim, para sair do abstrato para a realidade é preciso movimento (latim movere), “colocar em marcha, mover, fazer deslocar-se”. O movimento rompe com a monotonia, o sedentarismo e a inércia; não permite que a mesmice assuma o comando da vida, porque o movimento agita o corpo, estimula a mente e alimenta o espírito. O movimento cria tendências, concebe equipes e mantém organizações; origina doutrinas, gera correntes e dissemina pensamentos; ele é o impulso para ação que está conectado com a disposição de se mover na família, nos estudos, no trabalho, na música, na dança e na vida. O movimento permite que cada um use os recursos físicos, intelectuais, financeiros ou emocionais que tem. Portanto, qual foi a razão para ela fazer o movimento de transformar a imaginação em realidade?

Chegamos ao AFETO, porque é ele que dá sentido à IMAGINAÇÃO e ao MOVIMENTO, incorporando conceitos que ditam as tendências como a Singularidade com homens e máquinas mais inteligentes que promovem a Disrupção e a Exponencialidade. Pode ser mais inteligente sem AFETO? Não creio. A origem de affectus vem de “afficere, que corresponde a afetar e significa fazer algo a alguém, influir sobre”. Entende-se o afeto como a base de sentimentos e emoções para um lado ou outro. Aqui, porém, fala-se do AFETO substantivo, intenção, e do AFETO verbo, a ação da perspectiva positiva. Nós somos intenção e ação. Nós somos emoção e podemos escolher o sentimento que nos move. Nós temos IMAGINAÇÃO, o MOVIMENTO e o AFETO são escolhas. Portanto, sempre que o AFETO acompanhar a nossa IMAGINAÇÃO, o MOVIMENTO produzirá uma organização melhor, uma equipe mais eficaz, uma família mais unida e manterá a lealdade dos amigos. Essa consciência coloca o AFETO no comando da IMAGINAÇÃO e do MOVIMENTO. Enfim, pergunte-se: colocar em movimento a imaginação fará deste um mundo melhor? Se não o fizer, por que mover ou imaginar?

Não pude imaginar, mas a Pepita sim. Ela imaginou e fez o movimento como tantas vezes já o fez. Entendo que a ligação entre singularidade, disrupção e exponencialidade com a imaginação e o movimento é extrínseca. Essa relação nos leva a criar novas tecnologias e a mudar comportamentos, porém sem afeto, qual é o sentido? Por isso, ver a Pepita no jardim de casa na véspera do Ano Novo me AFETOU com alegria e felicidade, porque pude presenciar o MOVIMENTO originado da sua IMAGINAÇÃO fundada no AFETO que está presente em nossa amizade.

Pepita, você AFETA com AFETO e com AFETO o mundo é melhor. A existência do Clube é a IMAGINAÇÃO em MOVIMENTO com muito AFETO de todos que já foram afetados por ele.

O FISEC é o resultado da IMAGINAÇÃO que contou com o MOVIMENTO impulsionado pelo AFETO de muitas pessoas.

Qual é o MOVIMENTO que o levará para o FISEC 2023?

ATREVA-SE.

PERMITA-SE.

PARTICIPE!!!

 

Moacir Rauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Postagens Relacionadas

Precisa de Ajuda?