CINCO DICAS PARA DEIXAR O SEU PERFIL DO LINKEDIN COMPLETO E ESTRATÉGICO

Compartilhe essa postagem

Ter um perfil completo e estratégico na maior rede social profissional do mundo é muito importância para sua carreira. Aumenta sua visibilidade, credibilidade e principalmente a chance do seu perfil ser encontrado pelos recrutadores através da plataforma. Já imaginou receber uma mensagem convidando você a participar de uma entrevista de emprego? Esse é o meu objetivo com esse artigo, tornar seu perfil atraente e estratégico para o seu objetivo de carreira.

O Linkedin divulga mais de 140 mil vagas por ano só no Brasil, e é estimado que tenhamno mínimo mais 140 mil vagas “ocultas” na plataforma, ou seja, que os recrutadores fazem a busca de profissionais para preencher essas posições em aberto sem divulga-las dentro da rede.

Quando a pessoa recrutadora busca um perfil no LinkedIN, aparece uma lista com milhares de pessoas o primeiro passo é você ter um perfil completo, preenchendo todos os campos que o Linkedin possui, abaixo vou listar os mais importantes:

Agora que você já completou os campos do LinkedIn, quero te dar 5 dicas para deixar seu perfil pronto para utilizar essa poderosa ferramenta de marketing pessoal e atrair a oportunidade de emprego que você deseja para sua trajetória profissional.

  1. Foto de perfil

Perfis sem foto são desclassificados em 99% das pesquisas enquanto perfis que possuem foto de perfil tem 21x mais chances de serem vistos e recebem nove vezes mais solicitações de conexões na plataforma.

Reaproveitar foto de festa, utilizar selfies, fotos com adornos como óculos escuros, bonés, chapéus, cachecol, ou junto com outras pessoas não representam a imagem profissional que a rede pede que você transmita.

Por isso as dicas para uma boa foto de perfil no Linkedin são: faça uma foto exclusiva para rede, com fundo neutro, olhar direto para a câmera, com uma roupa adequada a transmitir a imagem do profissional que você é e é claro, com sorriso no rosto.

Na dúvida, o site https://www.snappr.com/photo-analyzer/  faz uma análise da sua foto de perfil e mostra a sua pontuação.

  1. Foto de capa

É importante que você utilize uma foto de capa que represente você como profissional, sua identidade e autenticidade. Você pode incluir uma imagem do que represente a sua área de atuação, seu portfólio, criar uma capa personalizada como se fosse seu cartão de visitas ou ainda utilizar uma capa da empresa em que você trabalha.

O tamanho da imagem deve ser 1584px por 396px, precisa ser menor que 8MB e estar no formato png. Para inserir a foto de capa basta clicar na câmera que fica no canto superior direito do seu perfil.

  1. Idioma do perfil

A maior parte dos usuários do LinkedIn possuem o perfil em apenas um idioma, e se você quer aumentar suas chances de ser encontrado por palavras-chave e ainda mostrar conhecimento em outro idioma a dica de ouro é inclua um idioma secundário no seu perfil.

Dessa forma você consegue ter dois preenchimentos para cada um dos campos do LinkedIn e utilizar palavras-chave em mais de um idioma.

Para inserir um perfil em outro idioma, você vai logar no seu LinkedIn, depois clicar em EU, ver perfil e no canto superior direito vai clicar em “idioma do perfil”(1), adicionar idioma (2), selecionar o idioma (3), preencher nome e sobrenome (4), título(5) e clicar em criar perfil(6).

Pronto, agora você tem um mesmo perfil em dois idiomas no LinkedIn. Sempre que atualizar em português uma seção do seu perfil, não esqueça de também adicionar a mesma descrição no segundo idioma.

  1. URL personalizada

Você já pensou receber um currículo que o endereço do perfil é tamires9b564327 ? Não transmite profissionalismo, nem zelo pela sua imagem profissional. E até para você falar a sua URL em uma mesa de networking vai ser mais difícil de decorar que um número telefônico, afinal tem letras e números.

Por isso minha recomendação é que você personalize seu endereço do LinkedIn de forma profissional, mantendo seu nome e sobrenome. Esse endereço vai ser utilizado para você inserir no seu currículo e também para enviar sua rede de networking se conectar com você.

É importante que você altere a sua URL personalizada para que o seu endereço do perfil do LinkedIn se torne mais profissional.

Para editar a URL, clique no mesmo canto superior direito do seu perfil que você adicionou um segundo idioma. Você vai ver a opção Public profile & URL. Altere sua URL personalizada e insira o nome+sobrenome ou nome+abreviação do sobrenome que você deseja e depois clique em salvar.

Cuidado com os apelidos e abreviações, lembre-se que essa é uma rede profissional e você precisa transmitir credibilidade.

  1. Título ou Headline

Headline é uma palavra em inglês utilizada para se referir ao título da mensagem, o que chama atenção do leitor e mostra o que ele vai encontrar ao ler a matéria por completo e é exatamente essa lógica que vamos usar ao criar o título do seu LinkedIn.

Você vai pesquisar palavras-chave da sua área de atuação e vamos utilizar algumas delas aqui para chamar a atenção da pessoa recrutadora para que tenha interesse em ler seu perfil por completo.

Para isso, utilize de 3 até 5 palavras-chave que estejam de acordo com a sua área de atuação ou objetivo profissional.

Não utilize “em busca de recolocação” ou “buscando oportunidade”, para a pessoa recrutadora não importa se você está buscando uma oportunidade ou não e sim se você tem as habilidades e competências para ocupar aquela posição. Por isso utilize seu título de forma estratégica.

Para alterar o título acesse o seu perfil e clique no lápis que fica abaixo da sua foto de capa.

Agora que você completou o seu perfil e usou as 5 dicas para deixar seu perfil no LinkedIn mais estratégico, é importante lembrar se sempre se atualizar para manter sua relevância e competitividade. Com um perfil completo e estratégico você está muito mais preparado para se destacar na plataforma e atrair as oportunidades que você deseja.

Lembre-se de que o LinkedIn é uma extensão do seu marketing pessoal e deve mostrar quem você é como profissional. Continue se conectando com pessoas da sua área de atuação, profissionais de Rh e compartilhando conteúdo de valor, assim seu perfil será uma ferramenta poderosa para sua trajetória profissional.

 

Tamires Klimko – RH | HRBP | Desenvolvimento| Cultura | Recrutamento

LinkedIn: http://linkedin.com/in/tamiresklimko

Postagens Relacionadas

Carreira

CULTURA DA MEDIOCRIDADE

Vivemos em uma era na qual a crítica se tornou um terreno minado. No ambiente de trabalho, qualquer tentativa de correção ou divergência de opinião

Carreira

COMO CRIAR UM CURRICULO NO WORD – PASSO A PASSO

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria americana TheLadders com o objetivo de entender o comportamento dos recrutadores na leitura e triagem de currículos, constatou que,

Precisa de Ajuda?