(Tempo estimado de leitura 04’15”)
O SecExec Global Live foi um evento idealizado pela Lucy Brazier – CEO da Executive Secretary Magazine e uma das maiores autoridades em secretariado no mundo. Foram mais de 7k acessos em 48h de conteúdo non-stop e 52 palestrantes em um evento 100% online, dando local de destaque à temas atuais e relevantes para o secretariado, no período de 19 a 21 de junho de 2020.
Ser confiante é agir com coragem, ser protagonista, tendo segurança na sua marca pessoal como oportunidade de abraçar o futuro e novas possibilidades. É usar a linguagem corporal ao seu favor porque é uma das formas de se comunicar mais poderosas e que as pessoas mais prestam atenção.
Mostre seu trabalho, sem arrependimentos. Apenas faça o que precisa ser feito, reforçando seu valor para a organização.
Quando você possui confiança, você se comunica melhor. O evento trouxe diversas palestras relacionadas a este tema. Todos nós nos comunicamos naturalmente, mas o fazemos de forma eficiente? As pessoas fazem leituras a nosso respeito o tempo todo, por isso devemos nos preocupar não somente sobre o que estamos comunicando, mas como estamos fazendo isto.
Como por exemplo, o nosso tom de voz influencia como as mensagens serão recebidas e a nossa linguagem corporal diz muito sobre a nossa personalidade. Precisamos ter cuidado com o uso de palavras inadequadas como “só”: – Eu sou “só” uma secretária. – Ele merece mais do que eu. Isto poderá tirar o seu valor ou diminuir quem você realmente é.
Busque construir rapport de confiança com os seus líderes e até mesmo com aquelas pessoas que você não possui muita afinidade. Ao fazer quem está próximo de você se sentir valorizado, praticando a escuta ativa, você perceberá como o dia a dia de trabalho fluirá melhor e com mais resultados positivos.
Evite os clichês corporativos. Use palavras que retratam quem você é. Escolha buscar soluções ao invés de problemas, transforme notícias ruins em boas notícias.
Outro tópico muito discutido foi sobre o futuro e novas tecnologias. Como trabalhar com executivos de gerações mais recentes? O que esperar do trabalho em 2030? Como abraçar a tecnologia fazendo com que ela seja uma aliada a você e não uma inimiga?
Foram diversos insights vindos de especialistas e que trouxeram energia e expectativa para os ouvintes. Agora é o momento de se equipar com novos conhecimentos e entender que a tecnologia não irá roubar nossos cargos porque a profissão de secretariado vive em constante evolução.
A partir do momento que entendemos isto, trazemos para perto estas tendências, estudamos e nos tornamos porta-vozes para novas soluções. Viver de modo disruptivo nunca foi tão necessário. É tempo de quebramos paradigmas, interrompermos processos e padrões que não funcionam mais e trazer leveza, criatividade e inovação para os ambientes e relações de trabalho.
O que podemos aprender? Pesquise sobre novos aplicativos, design thinking, métodos ágeis e scrum. Busque o seu lugar de destaque dentro da sua empresa. Não espere por instruções, mas sim, se antecipe.
Após todo o conteúdo que foi apresentado, saímos com a sensação de plenitude porque todos os temas foram abordados sinergicamente e em uma harmonia perceptível. Reforçar a nossa posição como secretários em um mundo em constante mudança é um desafio que o evento tratou muito bem, nos dando bagagem prática para começarmos a aplicá-la imediatamente.
Gratidão à Lucy Brazier por nos proporcionar tantos aprendizados neste momento de incertezas, fazendo com que as nossas expectativas sejam realinhadas visando sempre a alta performance.
Colaboradora Isabel Marques
Secretária Executiva e Diretora de Comunicação & Marketing do Pepitas Secretaries Club
https://linktr.ee/isabel_marques._
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]