(Tempo estimado de leitura 04′ 20″)
É muito comum escutarmos que o nosso aniversário é o momento que concluímos um ciclo, seja de alegrias, conquistas e claro, dos sentimentos não tão positivos que nos impactaram de alguma forma. E quando a celebração é referente à nossa carreira? De que modo você faz o seu balanço do ano? Como você mede suas conquistas, projetos entregues, os pontos de desenvolvimento e tantas outras atribuições desafiantes que passaríamos o dia conversando, não é mesmo?
Meu convite é para você, profissional desta área, aproveite esta data para uma autorreflexão e conhecimento dos seus melhores atributos e dos pontos de melhoria. Pergunte a si mesmo: Qual é a minha marca pessoal? Qual é a imagem que transmito? Minha comunicação está adequada ao meu público? Minhas entregas estão de acordo? Qual meu ponto de desenvolvimento? Como está meu cronograma de cursos e reciclagens? Quais são as melhores práticas de mercado? Quais os novos sistemas operacionais mais eficientes? Como está meu relacionamento com os colegas da categoria? Tenho participado e interagido dos eventos específicos? Não se assuste! Sim, são muitos questionamentos e não me espantaria caso você não saiba responder alguns deles de imediato. Este exercício é justamente uma provocação para que você esteja no controle da sua carreira. Não permita que ninguém assuma esta responsabilidade.
Em muitas corporações é comum que a área de RH/ Treinamento lidere programas de reciclagens e levantamento das necessidades de algum curso específico. Como não vivemos num mundo perfeito, sabemos que nem sempre estes treinamentos são ofertados para todos os profissionais, há um processo rigoroso de concessão de bolsas de estudo ou requalificação profissional.
Seu pedido não foi contemplado, o que fazer? Não desanime, mas também não espere um milagre, existem tantos cursos e ferramentas gratuitas na internet, e-book e conteúdo de especialistas em blogs e redes sociais. Sempre há possibilidade de aprofundarmos nosso aprendizado em alguma área do conhecimento.
Assuma, de uma vez por todas, o papel de protagonista da sua trajetória profissional. Ninguém melhor do que você para sentir o momento de movimentação, investimentos, solicitar conselhos e avaliar: o que faz você feliz? Responderia esta pergunta agora? Performe da melhor forma que puder, sempre que puder e para todos que solicitarem sua assistência. Secretariado é traduzido em paixão por servir, entrega de excelência e experiência do cliente.
Vale ressaltar que o conhecimento técnico é importante, mas os aspectos comportamentais são vitais para nossa sobrevivência no ambiente corporativo. Ao longo da minha vivência assisti de camarote excelentes profissionais perderem oportunidades de promoção, não pela capacidade de conhecimento, muito pelo contrário, mas por competências comportamentais pendentes de evolução.
Para sua autorreflexão: Como você avalia sua comunicação, empatia, liderança, criatividade, flexibilidade e poder de negociação? Sou acessível com as pessoas? Utilizo de comunicação violenta? Como me comporto em ambientes de fofoca? Como reporto problemas ou oportunidades de melhorias ao meu gestor? Sua resposta indicará se há lacunas para melhorias.
Em virtude dos aspectos abordados, minha mensagem é de otimismo. As oportunidades de desenvolvimento no Secretariado Executivo existem. Foque na sua melhor versão, certamente você colherá frutos e seu autoconhecimento te levará a posicionamentos mais congruentes.
Valorize-se! Tenha atitude! Brilho nos olhos! Somos profissionais extremamente estratégicos para as corporações. Nada foi ou será sorte, tudo está em nossas mãos!
Colaborador Gustavo Bertulucci
Secretário Executivo C-Level, Escritor
“Apaixonado por secretariar, línguas estrangeiras e gastronomia”
gbertulucci@gmail.com
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]