(Tempo estimado de leitura 3′ 20″)
Imagine o seguinte: vive numa casa modesta. Ela foi construída com muito esforço e isso levou muitos anos para conquistar. Toda a sua vida está organizada ali dentro. Então, num viés do destino você perde a sua casa. Uma mudança imprevisível. Você está em choque e tudo o que você queria era ter a sua casa de novo.
Num capricho do Universo, você recebe a sua nova casa muito rapidamente e de formas inesperadas. E mais: a nova casa é muito mais bonita, mais confortável, arejada e a vizinhança é muito mais amigável.
A primeira reação quando perdemos é a resistência.
No caso da casa, toda a realidade conhecida da pessoa estava ali. E no momento da perda, tudo o que a pessoa queria era voltar para a realidade que ela conhecia. Essa pessoa sou eu e é você. Somos todos nós.
Nesses tempos de pandemia nós estamos sendo forçados a nos deparar com a nossa realidade pessoal. A casa da analogia acima. É uma mudança imposta que veio de uma realidade compartilhada: o mundo.
Agora, em todas as mudanças nós podemos resistir a ela e desejar voltar para a realidade como era antes ou dizer sim para uma nova realidade. A nova realidade pode ser muito mais abrangente, mais feliz, mais saudável e mais próspera. Mas porque nós a desconhecemos, nós a evitamos.
Uma realidade conhecida envolve estruturas, hábitos, relacionamentos, pensamentos, sentimentos, julgamentos, crenças e rotinas que nós criamos familiaridade.
E porque nos familiarizamos, nós nos apegamos. É assim que funciona. Isso pode ser comparado com um casamento ruim. O casal apenas se tolera mas não seguem novos caminhos para permanecer com o conhecido.
Então algumas perguntas são de grande ajuda para você se fazer:
Lembra quando a gente era criança e a vida parecia uma aventura a ser explorada?
Bem, essa criança ainda vive dentro de cada um de nós.
Ela se apresenta com a disposição e a alegria de criar novos futuros mais abrangentes e mais felizes.
Continuamente.
Colaborador Jay Reiss
Terapeuta há 20 anos e trabalha com diversas abordagens que possibilitam maior liberdade para a mente e para o corpo.
(21) 99233-82-82 – terapiacomjay@gmail.com
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]