(Tempo estimado de leitura 3’50”)
O FISEC 2020 tinha tudo para não acontecer e só aconteceu pela teimosia, perseverança e ousadia, além da autoconfiança e comprometimento de um time extremamente engajado chamado Pepita Secretaries Club.
Quando somos somente espectadores, em condições normais, ficamos sentados nas nossas cadeiras de auditório para assistir as atrações que acontecem no palco, captar aquilo que nos interessa, fazer networking, interagir com fornecedores, encontrar colegas de profissão, colocar as atualizações em dia, encerrar o dia com uma grande festa para descompressão e voltar para casa inflados de tanta coisa que foi absorvida.
Mas, se não me falha a memória, desde março estamos em pandemia. Setembro, mês do profissional de secretariado, foi um período em que tivemos praticamente degustação de grandes eventos voltados para a categoria, sendo todos em plataformas virtuais, que conseguiram sobreviver ao caos do COVID-19.
Muitos eventos foram cancelados, outros remarcados para 2021, alguns se reinventaram, mas o FISEC foi, de fato, disruptivo. Inicialmente seria presencial, depois houve remarcações de datas, depois decidiram por formato híbrido com limitação de público e, por fim e sensatamente, por um formato 100% virtual para o espectador, sendo seus palestrantes e painelistas presencial e virtualmente.
E chega o tão planejado e esperado dia: o VIII FISEC SP. Começamos o dia bem cedo, com um café da manhã leve, uma ambientação um tanto tímida e monossilábica, troca de olhares tensos, ansiedade que era perceptível até pelo olfato. No Ar. Estamos ao vivo para mais de 650 profissionais em 16 estados do Brasil e 17 países do mundo.
O segundo dia chegou mais descontraído, equilibrado, com níveis de tensão mais baixos, time mais ambientando ao contexto live, afinal também era o dia do tão sonhado Painel de Secretários e Secretárias Extraordinários. Esse rótulo, com certeza, nos trouxe uma carga de responsabilidade além daquela que já havíamos absorvido somente pelo tamanho e abrangência do evento. Alexandre Porto, Gustavo Bertulucci e Jefferson Sampaio são anunciados e convidados ao palco para ocuparem suas cadeiras, antecipados por suas respectivas marcantes e extensas biografias.
Eis que chega o nosso momento! Enquanto termina o painel dos meninos, ao me posicionar para a entrada do palco, com Regina Silveira e Vanessa Lima, nesse caminhar lento, inevitavelmente na minha cabeça começa a passar um filme de anos de atuação exercendo a profissão, forjando meu caminho, resistindo às situações adversas de organizações e sociedade.
Meu desenho de vida continha esse frame, que seria registrado minutos a seguir. Nós meninas nos entreolhamos, respiramos fundo e fomos nos posicionando em nossas cadeiras, enquanto nossas biografias eram deliciosamente lidas pelo mediador Fernão Loureiro.
Da primeira à última pergunta posta em voga para que respondêssemos e discorrêssemos comentários, foram somente verdades, vivência e emoção. Colocamos à mesa toda nossa competência enquanto profissionais de secretariado de alta performance, nossa vulnerabilidade e resiliência, nossa essência feminina.
Foi, sem dúvida, o momento mais incrível da minha realização profissional. Meu único e genuíno objetivo era fazer com o que o mundo do secretariado entendesse verdadeiramente o valor e o tamanho da nossa profissão enquanto parceiros estratégicos da organização e da alta liderança. Eu queria mesmo era tocar a alma desses profissionais de forma a sentirem-se verdadeiramente representados naquela banca de profissionais extraordinários.
E agora? O que eu faço com essa saudade imensa dessa adrenalina, dessa energia e dessa entrega? Como eu conseguirei exercer meu ofício diário sem conseguir pensar e me emocionar com esse turbilhão que acabou de passar pela minha vida? Parece deveras exagerado, mas isso definitivamente se chama paixão em servir ao outro.
Esse dom que nos foi dado, foi exalado em carga máxima, foi absorvido por todos que ali estavam presencialmente e foi em 4D para à casa de todos os profissionais que estavam nos acompanhando. O que nos resta agora é manter esse sentimento em alta, fazer as nossas entregas diárias em nossos campos de atuação, fazendo valer cada palavra dita e esperar que o IX FISEC seja incrivelmente extraordinário, superando ainda mais as nossas expectativas.
Gratidão! Gratidão! Gratidão!
Colaboradora Rachel Gomes
Executive Assistant to CEO, apaixonada pelo Secretariado Executivo.
https://www.linkedin.com/in/executiveassistant/
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]