Acredito que não passou por nossas mentes que viveríamos momentos assim, há pouco menos de 2 semanas estávamos aproveitando os dias de Carnaval entre família e amigos.
Hoje beijos e abraços são restritivos e sair de casa se transformou em um ato mais do que nunca perigoso.
Diante disto, muitas empresas orientaram seus colaboradores a trabalharem em casa, o famoso e sempre desejado home office. Uma realidade que há muito tempo as pessoas defendiam no país e parecia nunca chegar. Chegou, mas não no cenário que esperávamos.
Uma grande movimentação e estas mesmas empresas agora se veem no desafio de reaprender a trabalhar e proporcionar uma tecnologia que auxilie seus funcionários a acessar documentos, sistemas e softwares remotamente. A impressão que dá é que estamos aprendendo a dirigir com o carro em movimento, a 100km por hora onde não podemos parar ou sofrer acidentes.
Secretários Executivos são por sua natureza profissionais adaptáveis e flexíveis.
Se olharmos para a história vamos ver que ao longo dos séculos nós sempre transformamos panoramas de crise em novas oportunidades. Conforme as organizações foram se moldando e evoluindo, o Secretário Executivo acompanhou este fluxo trazendo novas competências. Somos aqueles que interagem com todos os níveis hierárquicos dentro de uma empresa, muitas vezes sabemos informações antes de muitos e buscamos trazer soluções rápidas e eficazes dia a dia.
Agora não será diferente. As empresas mais do que nunca precisam de nós.
A questão de estarmos em home office ou não, não muda algo que deve estar sempre dentro de cada profissional de secretariado executivo: a resiliência.
O conhecimento e a competência secretarial estão em nós, gestores e equipes olham para nós o tempo todo e neste momento somos o espelho e exemplo para muitos. É a nossa vez de sermos o ponto de equilíbrio e estarmos preparados para continuar sendo produtivos com entregas rápidas e assertivas.
Falando em home office na prática, divido com você leitor algumas dicas que acreditei serem muito valiosas neste momento:
O momento é crítico e depende do esforço individual para ganharmos no coletivo.
Toda crise nos permite refletir, abraçar novas oportunidades e exercitar a criatividade.
Empatia e responsabilidade farão a diferença e os profissionais de secretariado executivo são agentes facilitadores para este movimento acontecer.
Um abraço,
Colaboradora Isabel Marques
Secretária Executiva e Diretora de Comunicação & Marketing do Pepitas Secretaries Club
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]