NA PARTITURA DA VIDA, O PODER DO SILÊNCIO.

Compartilhe essa postagem

NA PARTITURA DA VIDA, O PODER DO SILÊNCIO.

Tive a felicidade de nascer de uma mãe que adorava música. Tocava piano, ouvia os grandes clássicos, e eu me apaixonei de verdade por essa forma divinal de expressar tudo que trazemos de mais belo, sem palavras.

Me formei pianista e bailarina pelo Conservatório Musical Campinas, naquela época ligado à PUC. E desde as primeiras partituras aprendi que o segredo da música é o equilíbrio perfeito entre o som (das notas) e o silêncio (das pausas).

Jobim genial nos dá a melhor aula sobre isso com o Samba de Uma Nota Só. Uma única nota faz uma música celebrada no mundo inteiro! E como? Pela magia das pausas, dos espaços vazios entre uma e outra aparição da mesma nota.

Vivemos numa sociedade consumista, alucinada, que martela notas cada vez mais agudas e desafinadas num continuum em que o pedal do instrumento foi substituído pelo acelerador. Uma sociedade que eliminou a função imprescindível das pausas para a criação de uma obra minimamente harmoniosa.

Agora, de repente, a pausa. Não aquela que nasce de dentro, que equilibra a respiração e nos convida a ver a beleza da Vida, mas a que veio de fora, brecando em pleno voo um avião de estranho destino, lotado de seres humanos exaustos, angustiados, tomando tarja preta e lutando pela meta do mês.

E aqui estamos nós, nessa pausa que não sabemos viver, pois não temos sobre o silêncio qualquer referência.

Nas últimas quatro décadas, pratiquei profundamente a formação do guerreiro. Mergulhada no aprendizado da arte marcial, logo descobri que, assim como a música, o guerreiro não existe sem a prática do silêncio. O guerreiro voa e medita, voa e medita.  Da quietude e seu imenso poder nascem grandes guerreiros, aqueles que desbravam novas terras, novos mares, novos jeitos de viver.

O momento conclama ao Silêncio que precede o Verbo – fonte de toda Criação – guerreiros de todas as nações. Que, com suas espadas de Luz e toda a coragem de amar, desbravem novos patamares de consciência para esta humanidade tão deslocada de seu habitat original. E ajudem todos, sem exceção, a desembarcar na Terra da Clareza, Discernimento e Verdade, base da real Inovação.

 

Por Christina Carvalho Pinto

Estrategista e expert em Branding.

Partner at Hollun – Board Member – CEO – Speaker- 2x Forbes: The Most Influential Woman in MKT & Communications.

Linkedin: Christina Carvalho-Pinto

Postagens Relacionadas

Carreira

QUEM ESTÁ NO COMANDO DE SUAS ESCOLHAS?

Outro dia conversava com uma jovem mulher que acabava de ser promovida a C-Level Executive Assistant do CEO da sua organização. Ela havia trilhado um

Criatividade e Inovação

Neuralink mostra como chip cerebral funciona

A empresa Neuralink, fundada pelo bilionário Elon Musk, recentemente apresentou um vídeo emocionante mostrando os avanços de sua tecnologia de implante cerebral. O protagonista do

Precisa de Ajuda?