(Tempo estimado de leitura 04’10”)
O profissional de Secretariado Executivo por muitas décadas viveu às sombras dentro das organizações, cumprindo tarefas repetidas, que ninguém queria fazer ou precisaria estudar para fazer.
Com o tempo, ganhamos força, nos capacitamos e nos tornamos personagens essenciais nas empresas. Não foi fácil conquistar este espaço e ainda estamos trilhando um caminho para chegar em um lugar ideal, mas sem dúvida evoluímos muito nos últimos 30 anos.
Continuamos fazendo algumas tarefas repetidas enquanto não podemos delegá-las à inteligência artificial – já presente em alguns países – porém, nosso papel estratégico e apoiador nos mantém ocupados em grande parte do tempo.
Ter uma voz é inspirar pessoas! Mesmo sem perceber, nossas atitudes e exemplos até nos pequenos detalhes, inspiram quem está ao nosso redor. Nossa profissão nos coloca em uma posição de destaque e por isso somos observados com frequência.
Quantas vezes vimos um colega de equipe desmotivado, chegamos lá, conversamos e fazemos ele pensar melhor, desabafar ou até mudar de ideia?
E quando influenciamos na escolha de um restaurante ou de um hotel para os nossos executivos? Já parou para pensar nas inúmeras vezes que você deu uma dica preciosa para o seu gestor que no final de certo?
Esta é também uma característica de grandes líderes e sabemos que líder não é somente aquele que tem um cargo oficial de liderança, mas sim, entre diversas qualidades, aquele que consegue motivar, inspirar e influenciar outras pessoas.
Quando entendemos que nossas vidam ecoam em outras vidas, podemos aproveitar esta oportunidade para usar a nossa voz para um legado maior e positivo.
É muito importante buscar continuamente o autoconhecimento, pois será através dele que você conhecerá os seus pontos fracos e fortes e será possível aprimorar suas habilidades e competências.
Quando seus colegas percebem que você é uma pessoa que busca o autoconhecimento, você passa uma mensagem positiva como exemplo e referência.
Este é um ponto que sempre estará do nosso lado e que nunca podemos esquecer. Saber controlar suas emoções e usá-las ao seu favor te fará um profissional mais preparado e forte.
Ao mesmo tempo que ao conhecermos nossas emoções e também prestarmos atenção nas emoções do próximo, podemos praticar a empatia e o respeito, gerando conversas e atitudes saudáveis.
Adaptar-se diante de cenários adversos e imprevisíveis não é tarefa fácil e somente com o tempo e a experiência é possível subir novos degraus na escala da resiliência. Quando a oportunidade chegar, seja resiliente.
Construir bons relacionamentos fará você colecionar novas experiências e enxergar o mundo a partir de diferentes perspectivas. É neste momento, ao conhecer novas pessoas, que é possível ouvir, ser ouvido e ir até além, compreender e ser compreendido. Esteja aberto a novas oportunidades através de novos relacionamentos.
Nesta busca por fazer sua voz chegar aos outros através da inspiração, é essencial não caminhar sozinho.
Pessoas que tenham mais experiência que você em termos de vida ou em determinado assunto, podem te auxiliar. Por isso busque sabedoria através de mentores, tendo por perto aqueles que inspiram você para que você possa inspirar outros!
Colaboradora Isabel Marques
Secretária Executiva e Diretora de Comunicação & Marketing do Pepitas Secretaries Club
https://linktr.ee/isabel_marques._
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]