O humano, a produtividade & o Binaural Beats

Compartilhe essa postagem

O humano, a produtividade & o Binaural Beats

O óbvio, sem exceção, precisa ser lembrado: somos humanos. Providos de um cérebro reptiliano que nos conduz a reações naturais, como cansaço, falta de concentração e ansiedade. Sentimentos como esses fazem parte da natureza, cuja influência age direto na forma como nos sentimos.

É espontâneo vivenciar, ao longo do dia, sensações de exaustão e uma nota mental que cerca seu cérebro dizendo que ‘sua entrega está baixa’. Perceba que a fisiologia nos acompanha pela estrada profissional, pois, afinal, somos animais. Dotados de razão e discurso, mas seguimos sendo animais (Aristóteles).

Nesse momento, é importante trazer ao consciente que está tudo bem sentir cansaço e que a ação inteligente a fazer é: entenda o seu ponto de ebulição. Ou seja, por meio do autoconhecimento, analise seu comportamento e identifique novas formas de trazer vida, cor e energia ao seu dia.

Para auxiliar na concentração, existe o Binaural Beats.

É uma técnica simples e efetiva. São sons que simulam áudio 3D por meio de uma ilusão acústica. Para ser mais efetivo, vá até o Spotify ou Youtube e digite ‘Binaural Beats’. Lá, você encontrará músicas que lhe auxiliarão a reduzir o estresse e a ansiedade e também a focar na atenção para o momento presente.

De acordo com o site TechTudo, a onda chamada de Binaural Beat é gerada quando o ouvinte escuta dois sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz. Isso faz com que o cérebro perceba uma terceira onda, que, na verdade, não existe. Essa frequência é igual à diferença entre os dois sons diferentes. A ideia é ativar áreas específicas do cérebro com diferentes padrões de áudio, induzindo o sono, aumentando a concentração ou até estimulando a memória.

No mundo que vivemos, de ruídos, informação massiva e agitação, encontrar formas de estar atento ao momento presente tornou-se essencial. Técnicas como o Binaural Beats nos conectam com o agora e trazem foco às tarefas.

Tempo é dinheiro. E vamos além: tempo é vida!

Este instante é ‘mais um minuto que se foi’ ou ‘menos um minuto de vida’?

Por isso, tal a importância de saber onde e como alocamos nossos preciosos minutos de vida.

 

Por Taís Fagundes

Secretária Executiva Trilíngue graduada pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduada em Administração de Pessoas (IERGS-UNIASSELVI). Escritora e conteudista secretarial, ministra cursos e palestras nas temáticas de produtividade, comunicação, idiomas e aspectos culturais. Capacita assistentes na América Latina por meio da Escuela de Secretarias Grupo Excelencia (Peru). Realizou o programa de desenvolvimento profissional Leadership Communication pela Harvard University (2019). Possui certificação internacional ACEA: Advanced Certificate for the Executive Assistant – BMTG (UK). Assessora executivos na AGCO do Brasil, multinacional líder em soluções agrícolas e participa de grupos, nacionais e internacionais, que visam ascender a profissão de Secretariado e compartilhar as melhores práticas.

Postagens Relacionadas

Carreira

ESPALHE GENTILEZA

Há poucos dias encontrei queridos colegas de trabalho de anos atrás e nos pusemos a falar do que nos recordávamos dos tempos em que trabalhávamos

Carreira

DESBRAVANDO PALAVRAS

Por anos, carreguei comigo o desejo latente de compartilhar minha jornada, minhas reflexões e experiências, mas sempre me deparei com a pergunta: “Por onde começar?”.

Precisa de Ajuda?