Conforme combinado estamos compartilhando um resumo riquíssimo das falas de nossos convidados.
As pessoas começaram a fazer coisas que não faziam antes, como compras pela Internet. O primeiro grande aprendizado é ceder à tecnologia, muitas pessoas têm resistência.
Aprender a trabalhar – gerenciar agenda, comunicação com pares, chefes e continuar realizando entregas de modo online.
O aprendizado vai se dar de maneira forçada, pois precisaremos trabalhar através da tecnologia. Temos pouco controle das coisas.
Aprender a conciliar a agenda do trabalho com a família, por estar trabalhando em casa, gerenciar os afazeres domésticos e organizar a rotina, cada um em sua realidade , é fundamental. Definir bem a agenda do dia, ter um horário para trabalhar, estudar e descansar.
Definir espaço, trabalhar com roupas confortáveis, definir horários de refeições, pausas, reservar tempo para si e para a família. Encontrar uma atividade que prazerosa, algo bom para a mente, cuidar de si mesmo. O auto fortalecimento é muito importante.
Não precisamos prever o futuro, temos que cuidar do presente. Desafios, problemas, emoções existem. Temos que nos concentrar no presente, só assim vamos conseguir cuidar da família, trabalho, mente. As pessoas fazem a diferença no processo. Não tenha medo de errar.
O Momento é de aprender e reaprender na realidade presente. Pensar no hoje, conviver hoje com as pessoas, reserve um tempo para você… uma atividade ajuda a se manter sã.
Ele citou um pensamento do Antoine de Saint-Exupéry:
“ O futuro não é um lugar que estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador como o destino”.
Precisamos ter posicionamento e postura profissional mais proativa focando no nosso Círculo de Influência). Precisamos nos posicionar melhor para um Admirável NOVO Trabalho. Estamos criando um novo futuro e o destino está em nossa mão.
Crise em Chinês significa perigo ou oportunidade. Podemos escolher qual palavra usar no momento e principalmente quando o stress nos atingir devemos escolher no cair no desespero e sofrimento (distress) mas encarar a situação como um desafio ao nosso potencial (eustress). Praticar e fortalecer nossa resiliência é uma meta chave.
Passamos por diversas mudanças e fases desde a 1a revolução industrial. Hoje estamos na quarta fase, onde tudo está conectado, geladeiras, relógios, eletrodomésticos assim como roupas (conectadas) que monitoram nossa saúde e performance. Este contexto e dinâmica se conhece como a Industria 4.0. A crise do Covid-19 está acelerando nosso ingresso numa nova realidade, que chamamos de “Admirável Mundo Novo”.
Começamos a usar o zoom para trabalhar, falar com amigos, parceiros e para trabalhar também. Em questão de poucas semanas passamos de 10 para 300 milhões de utilizadores desta Plataforma.
Só fica sozinho se quiser, podemos nos conectar com qualquer pessoa.
Uma reflexão: as pessoas se descuidam mais nos cruzamentos, onde o controle e comando para parar ou seguir está nas luzes verde e vermelha do semáforo, do que na rotatória onde a decisão de ir ou vir está nas nossas mãos. Fazendo uma analogia podemos perceber que o cruzamento no mundo corporativo equivale a “controle e compliance” e a rotatória equivale a “confiança e autonomia”.
Está a se exigir posturas de adaptabilidade, abraçar o novo, aprender cada vez mais, modelos comportamentais e habilidades sociais. Isto é cada vez mais urgente. Precisamos dos softskills.
Existe uma alta necessidade e demanda por profissionais que facilitem a interação positivas, façam pontes, facilitem a comunicação e tragam o melhor das pessoas.
As habilidades e competências deste novo trabalho estão ligadas a criatividade, colaboração, vendas especializadas (marketing digital), Recursos Humanos, cuidar das pessoas e educação. Muitas destas habilidades estão no espectro de influência do secretariado executivo.
Influência interna de colocar a sua marca, apoiando, sendo agente de mudança, habilidade de inteligência emocional. Está em nossa mão vamos agir. Temos que pensar, repensar nossa atuação, alternativas, estudos.
Dois pensamentos finais:
“Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor que se adapta as mudanças” (Charles Darwin).
“Precisamos ser a mudança que queremos ver acontecer” (Mahatma Gandhi).
Para mais detalhes do perfil profissional dos nossos convidados veja a publicação: https://pepitassecretariesclub.com/live-instagram-o-futuro-do-trabalho/
hashtag#pepitassecretariesclubhashtag#livehashtag#superlivehashtag#futurohashtag #trabalhohashtag#secretariadoexecutivohashtag#secretariadohashtag#aprendizadohashtag #insights
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]