Na live dessa quarta, 10/06/20, tivemos o privilégio de receber Fernão Loureiro, fundador e diretor da Loureiro Consultores, formado em Turismo, pós-graduado em Gestão de Serviços, MBA em Administração de Empresas e Coach formado pelo IBC, Fernão é professor-visitante do SENAC São Paulo e atua como Palestrante, Painelista, Mestre de Cerimônias e Facilitador (agenciado pela empresa Palestras de Sucesso)
O foco da live foi a retomada dos eventos & viagens corporativas e de lazer no pós-pandemia. Ele expôs as novas tendências, tais como as novas medidas de segurança implementadas pelas companhias aéreas e pela hotelaria para que o retorno das atividades seja feito da forma mais segura possível.
De um lado temos as empresas que buscam soluções para manter seus negócios e funcionários seguros e do outros o setor de viagens que tenta garantir, segurança, preço e satisfação ao cliente em meio a queda de suas atividades.
Para eventos, a grande tendência é a adoção os eventos híbridos (virtual e presencial) e citou que esse mercado estará em alta nos próximos anos. Fernão acredita também que eventos 100% presenciais, só serão possíveis a partir do primeiro trimestre de 2021.
Abaixo você verá 06 principais perguntas respondidas por Fernão, que acreditamos ser de grande interesse público.
Para Fernão o que mais vai fazer diferença é a segurança do usuário. É o mais importante e será a maior preocupação das empresas nesse primeiro momento. A segurança do funcionário será prioridade máxima e por isso muitos protocolos deverão ser seguidos, pois em algum momento as viagens de negócios voltarão a acontecer, mesmo que em menor escala.
“Existe uma discussão no momento sobre este ponto. ”
Segundo Fernão passagens aéreas devem aumentar devido à oferta e demanda. Poderá haver o aumento para o passageiro, pois as cias aéreas tem essa margem e precisarão compensar o prejuízo que tiveram no período da quarentena.
Para a hotelaria a tendência é de um alto grau de concorrência devido à própria fragmentação do setor e como consequência haverá reduções de tarifário para atrair os clientes. O setor de locação de veículos deverá seguir como na hotelaria, com a redução de tarifas.
O câmbio é uma questão delicada, pois a nossa moeda é desvalorizada ao dólar. No momento as cias aéreas internacionais estão buscando manter o câmbio pré-pandemia, mas a tendência de médio e longo prazo é que as tarifas subam para compensar as perdas durante a quarentena.
“Agora as empresas já estão mais habituadas com os protocolos, processos de segurança e higienização mais rígidas. Os exemplos vêm de fora – Europa e Ásia, pelo fato de terem contato com o vírus antes de nós. As cias áreas brasileiras provavelmente irão se inspirar nestes protocolos e nos exemplos das grandes cias internacionais que operam inclusive no Brasil. ”
Fernão comentou que os hotéis menores e independentes estão saindo na frente porque conseguem agir mais rapidamente com processos de decisão mais fáceis. Exemplo: tapetes higiênicos, distanciamento na fila da recepção, pias para lavagem das mãos, etc.
No Brasil ainda não é uma realidade o processo de digitalização do check-in o que ajudaria neste momento de distanciamento social. Nos apartamentos com os protocolos de limpeza mais rígidos, alguns hotéis já utilizando ozônio. Restaurantes fechados, serviços à la carte nos quartos, inclusive para café da manhã.
A percepção de Fernão é que eles não voltarão a ocorrer presencialmente até outubro, talvez até dezembro. A indústria farmacêutica tem optado pelos eventos híbridos, virtuais.
Pela segurança das pessoas, até não haver uma imunização, dificilmente as empresas vão permitir que seus colaboradores participem em grandes pavilhões e os próprios colabores evitarão o risco de serem contaminados.
Uma adaptação será usar locais a céu aberto. Eventos sociais e casamentos não devem acontecer com frequência até o primeiro trimestre do ano que vem, colocando inclusive o Carnaval em risco.
Cobrando taxas de acesso exclusivo a determinados conteúdos dos eventos. Benefícios para o usuário, que poderá experimentar o evento online e se interessar no presencial no ano seguinte. Ou ainda experimentar os dois ao mesmo tempo.
Para patrocínios é possível enxergar um caminho de adaptabilidade interessante, abrindo portas para anunciantes com valores de cotas mais acessíveis no modo online.
Agradecemos imensamente ao nosso novo colaborador do Blog Fernão Loureiro (https://pepitassecretariesclub.com/blog/2020/06/10/faz-sentido-para-mim-ignore-a-plateia-de-sua-vida-e-seja-feliz/) por sua imensa e valiosa contribuição com o mundo secretarial e aos parceiros do trade turismo. A live continua disponível no Instagram oficial do clube – https://www.instagram.com/pepitassecretariesclub/.
#live#pepitassecretariesclub#secretariadoexecutivo#secretariado #secretariadoexecutivobilingue#tradeturismo#viagens#eventos#negócios#pandemia #resiliencia#atitude#novonormal#novoscomeços#hotelaria#ciaaerea#eventos #eventohibrido
[wpforms id=”2871″ title=”false” description=”false”]