Quem é você da porta pra fora?

Compartilhe essa postagem

Outra vez o nosso grupo estava reunido para explorar os temas relacionados ao corpo, à mente e ao espírito. A fala do dia (@Cris.faria) tratava da mente, da lógica e da busca por resultados por meio do conhecimento que impacta diretamente a performance individual, das equipes e das organizações. A exibição de inúmeras ferramentas de desempenho que podem ser utilizadas no dia a dia por cada um que esteja disposto a desenvolver as habilidades para delas se beneficiar. É uma escolha. A reflexão sobre a mente, invariavelmente, se volta para o corpo. A mente e o corpo se conectam com algo que muitos creem ser o espírito e outros tantos, que não creem, desconfiam que há algo que ainda não conseguem entender. Espírito? Alma? Energia? Transcendência? Finitude? Perguntas sem respostas que se possam comprovar pela ciência. Entre questionamentos e reflexões a pergunta que muitos demoram, não querem ou se recusam a responder:

– Quem é você?

Não se tratava de saber qual a profissão ou quais os papéis sociais desempenhados. A pergunta ia além. Responder que sou advogado, professor, atleta, marido ou pai somente fala daquilo que faço da porta para fora. A pergunta proposta pela Cris tinha a ver com quem é você da porta pra dentro. Com quem você vai dormir à noite? Tampouco tem a ver com a companhia do outro que deita na cama comigo, mas com a essência que me acompanha no íntimo do meu ser. Essa pergunta é o desafio a ser vencido por cada um de nós na busca pelo desempenho do corpo, no esforço para desenvolver as capacidades da mente e na tentativa de desvendar os segredos do desconhecido que podem nos revelar o sentido daquilo que fazemos. Falamos do Espírito, da Alma ou da Energia Cósmica? Não sei, é desconhecido. Ainda que não se tenha uma resposta, porque não há ciência ou método científico que possa aclarar e nem acalmar essa busca, saber quem se é da porta pra dentro pode ajudar a que cada um seja pleno da porta pra fora. A clareza dos métodos pode ajudar.

O conhecimento pode dar a sua contribuição quando nos leva ao caminho da humildade de reaprender; da curiosidade de redescobrir; e da coragem para ressignificar.

(FISEC 2022)

Voltamos para a analogia do carro presente em textos anteriores (Você cuida do seu carro e A quem você saúda?). As escolhas de como você vai cuidar do seu carro, o corpo, e da sua mente, o condutor, darão tranquilidade para encontrar a essência, a sabedoria. Ela está na alma, no espírito, na energia cósmica ou no coração. Quem vai ditar o rumo? O condutor com as suas escolhas para saber se dirigir será um ato de perigo, de prazer ou de construção. Assim, chegamos ao conhecimento que organizado e compartilhado criam novas teorias e práticas inovadoras num processo de retroalimentação contínua.  Surgem as ferramentas que operacionalizam a ciência fazendo com que as pessoas alcancem alto desempenho. Porém, isso tudo somente faz sentido se o uso das ferramentas vindas do conhecimento é feito com sabedoria que a espiritualidade pode oferecer. A reaprendizagem, o redescobrimento e a capacidade de ressignificar a vida fazem a diferença para se perguntar: o mundo é melhor porque você está nele? Isso é espiritual.

Por fim, o nosso encontro terminava com o entendimento da importância de integrar corpo, mente e espírito a partir de um movimento de liderança interna. Responder quem é você da porta pra fora é fácil. Basta dizer a sua profissão ou outro papel social que te pareça interessante.  Porém, a pergunta a ser respondida é: quem é você da porta pra dentro? Quem é você no fundo do seu coração? É esse entendimento que vai permitir ReaprenderRedescobrir e Ressignificar fazendo com que o mundo seja melhor com a sua, a minha presença. Pergunta: o mundo é melhor com quem você é da porta pra dentro? Se sim, o mundo da porta pra fora agradece a sua presença!

 

Por

Moacir Rauber
Blog: www.facetas.com.br
E-mail: mjrauber@gmail.com
Home: www.olhemaisumavez.com.br

Postagens Relacionadas

Precisa de Ajuda?