Forças de caráter: para um exercício de vida virtuosa

Compartilhe essa postagem

Estou muito feliz com o convite para escrever para o Pepitas Secretaries Club. Nesse primeiro texto quero compartilhar com você um pouco da minha trajetória, porém devo lhe avisar que esse texto não é sobre chegar, mas sobre percorrer. Quando comecei a escrever esse texto passou um filme na minha cabeça sobre toda a minha jornada até aqui. Percebi que falar do meu trabalho com as forças de caráter é falar sobre mim mesma, sobre meu processo de autoconhecimento em busca da minha melhor versão. Afinal, o que é o exercício da vida virtuosa, se não essa busca constante pelo autoaperfeiçoamento e a excelência?

As virtudes sempre estiveram presentes na filosofia, na teologia, na Psicologia e dentro de nós. Para Aristóteles, viver bem é agir bem. Ele considerava a virtude e o seu exercício como o mais importante caminho para a felicidade. Para Platão, as virtudes são o conjunto de características que contribuem para que os indivíduos tenham uma vida boa. As virtudes e as forças de caráter seguem em nós como um guia para ação correta em cada caso. As 24 forças de caráter são os caminhos mais fáceis para as 6 virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, temperança, justiça e transcendência.

Mas afinal, o que são as forças de caráter? São as características positivas da personalidade e refletem a forma como pensamos, sentimos e agimos. Todos nós possuímos 24 forças de caráter: espiritualidade, bondade, amor, inteligência social, criatividade, curiosidade, honestidade, perspectiva, esperança, humor, prudência, auto regulação, critério, perseverança, entusiasmo, amor ao aprendizado, apreciação da beleza e excelência, perdão, liderança, trabalho em equipe, bravura, imparcialidade, gratidão e generosidade. Essas qualidades humanas são consideradas a espinha dorsal da Psicologia Positiva, movimento científico que estuda as virtudes, as forças de caráter e sua relação com a felicidade, ajudando as pessoas a identificarem e aplicarem suas forças nas diversas áreas da vida. A utilização das forças de caráter eleva o bem-estar, a conexão com os outros, melhoram o desempenho e contribuem para o bem comum.

Meu encontro com a Psicologia Positiva me proporcionou aquele tipo de sensação mágica de “encontrei o que eu procurava”. Naquele momento decidi me dedicar ao estudo e a prática das forças e virtudes e me tornar uma especialista no assunto. O que eu não sabia naquela ocasião é que esse estudo iria muito além do âmbito profissional. Passei a vida adulta debruçada sobre o tema “carreira”. Hoje, percebo que nunca foi sobre trabalho, sempre foi sobre me conhecer e colocar minhas forças e virtudes a serviço do meu propósito que, no final das contas, é servir ao mundo de uma forma que faça sentido para mim e para os outros. A grande virada de chave da minha vida profissional ocorreu quando compreendi o óbvio e voltei para o que deveria ser o ponto de partida de toda minha jornada: “Conheça a ti mesmo, esse é o supremo conhecimento” Sócrates.

Existem inúmeras formas e abordagens para ir em busca de quem verdadeiramente somos. O meu convite é para você trilhar o caminho do autoconhecimento usando como bússola suas forças de caráter. O primeiro passo para o trabalho com as forças é responder ao teste Via. As forças são como nossos superpoderes, que vivem em nós como um tesouro escondido, pois por algum motivo não tínhamos acesso a ele, ou por desconhecer, ou por não compreender o poder que carregamos. Elas são fontes inesgotáveis de felicidade e realização, nos conectam ao bem-estar e ao senso de propósito e nos ajudam a viver nossa melhor versão.

O que é o Teste Via? O VIA é um teste de personalidade psicometricamente validado que mede as forças de caráter de um indivíduo. Você vai responder a 121 questões e vai receber uma devolutiva do Instituto VIA com suas 24 forças em ordem decrescente, onde as 5 primeiras representam sua identidade.

Conhecer e estudar as forças e virtudes humanas acabou sendo um profundo processo de transformação pessoal. Posso dizer que há oito anos vivo o que ensino, e todo dia é uma oportunidade para ser 1% mais consciente das minhas forças e virtudes, 1% mais engajada no meu trabalho e nos meus relacionamentos, e 1% mais feliz.

Esse processo de estudo e aplicação das forças e virtudes na minha vida e no meu trabalho foi crucial para a construção do Instituto Forças em Ação, que tem o propósito de transformar pessoas e instituições através da educação pelas virtudes.

Por

Juliana Carneiro
é comunicóloga, pós-graduada em Psicologia Positiva. Apaixonada pelo estudo e a aplicação das forças e virtudes humanas. Criou Instituto Forças em Ação -IFA que tem a missão de transformar indivíduos e organizações através da educação pelas virtudes.
Instagram @Julianacarneiro.ifa
Site www.intitutoforcasemacao.com.br

Postagens Relacionadas

Propósito, Forças e Bem-estar Integral

Qual é a maior empresa do mundo?

O CEO desafiava os presentes a conduzirem a empresa no caminho de ser a maior do mundo. Nos próximos dias seriam debatidos temas como propostas

Precisa de Ajuda?