COMO SE MANTER À TONA EM TEMPOS DE MUDANÇAS DISRUPTIVAS – PARTE 3

Compartilhe essa postagem

Como se manter à tona em tempos de mudanças disruptivas

Não podemos impedir que os icebergs apareçam, mas podemos impedir um choque frontal com eles, explicam Julia Schmidt e Pepita Pedersen

Na primeira parte do artigo Julia e Pepita exploraram as perguntas provocativas sobre quais são os nossos medos e as nossas inseguranças que indicam pontos de onde podem vir os icebergs. Você está com os binóculos a postos?

Na segunda parte do artigo Julia e Pepita reforçam a necessidade do desenvolvimento constante de ferramentas e de recursos para se manter à tona. Entender que o caos não é a ausência de ordem, mas a existência de diversas ordens faz com que você amplia a visão. O que você está vendo com os seus binóculos?

E na PARTE 3: O que afundou o Titanic e o que pode afundar você? Reconhecer a diferença que o iceberg foi apenas o elemento que cortou o casco do Titanic, mas não ouvir os avisos levaram a decisões que permitiram que isso acontecesse. Você ouve os avisos que estão no seu radar?

  1. O proverbial iceberg

O que afundou o Titanic? A resposta mais óbvia para muitos de nós é “O Iceberg!”

Depois de examinar as outras causas que contribuíram para a morte do Titanic, não podemos ignorar o iceberg mais infame de nossa história moderna.

  • 1912 não foi um ano excepcional para icebergs, nem o número de ocorrências de encontros com icebergs foi sem precedentes. O iceberg não apareceu do nada, mas estava no final de seu ciclo de vida de um a dois anos, prestes a derreter e cair no esquecimento no Oceano Atlântico Norte.
  • Se o Titanic tivesse zarpado uma ou duas semanas depois, possivelmente teria havido mais viagens do que apenas sua viagem inaugural.

Não podemos evitar que os icebergs apareçam nem podemos tirá-los do caminho, mas podemos evitar que confrontemos diretamente com eles.

Que icebergs você culpa quando as coisas não saem como planejado?

– Chefes de departamento apáticos? – Partes interessadas que não respondem?

  • Processos arcaicos?

Como você pode evitar o perigo ou virar o iceberg de ponta-cabeça para que ele derreta e caia no esquecimento?

Pergunte a si mesmo:

  • O que está fora do meu controle? Devo gastar meu tempo me preocupando com coisas que não posso mudar?
  • O que posso influenciar para mudar as condições predominantes?
  • O que está sob meu controle direto para mudar imediatamente ou em um futuro próximo? 
  1. Não dar atenção aos avisos

O Titanic era equipado com um sistema de comunicação sem fio de última geração, o mais potente da época, com alcance de 250 milhas, e estava conectado ao sistema telefônico do navio, mas não havia conexão direta com a ponte.

  • Os dois operadores sem fio, John “Jack” Phillips e Harold Bride, estavam tão preocupados em enviar telegramas pessoais para seus passageiros que ignoraram um aviso do Californian sobre gelo à frente. Eles receberam pelo menos seis avisos sobre gelo, mas apenas uma dessas mensagens chegou à ponte.
  • Por volta do meio da tarde do dia 14 de abril, o sistema foi interrompido e só voltou a funcionar às 19 horas daquela noite. A essa altura, havia um acúmulo tão grande de mensagens que um aviso muito importante do Californian foi recebido com uma resposta irritada de Phillips: “Cale a boca, cale a boca, estou trabalhando na Cape Race!”
  • O fato de Phillips e Bride não terem dado atenção aos avisos dos navios que passavam e não os terem transmitido à ponte para que tomassem providências custou a vida de mais de 1.000 pessoas.

 Como nos certificamos de que estamos ouvindo os avisos

 Obtenha suas informações e percepções de fontes diversas e confiáveis.

  • Não ignore os sinais de alerta dos parceiros do setor. Investigue!
  • Convide as principais partes interessadas a se envolverem com você em vez de se isolar delas.
  • Entenda que todos os sistemas estão conectados. Que parte de sua empresa você gostaria de conhecer melhor?

Conclusão

Vamos usar a poderosa história da perda do Titanic para nos ajudar a escrever nosso próprio manual de sobrevivência para evitar desastres ao longo de nossa jornada. Esse manual de sobrevivência fortalecerá nossas habilidades de reinvenção e nos ajudará a superar qualquer mudança, interrupção ou desastre com confiança, resistência e as ferramentas certas.

Queremos que você permaneça à tona!

Referências

Para obter uma lista completa de referências, consulte a versão digital deste artigo, disponível em https://executivesupportmagazine.com/?post_type=post&s=&author_name=julia-schmidt-and-pepita-pedersen

Julia Schmidt é uma assistente executiva premiada com mais de 20 anos de experiência trabalhando em diferentes setores. Ela é conhecida por ser uma defensora apaixonada do desenvolvimento de pessoas e por ajudar outras pessoas a terem sucesso e a desenvolverem suas habilidades de liderança. Julia é uma rede de contatos e mentora ativa e se orgulha de ter se formado na Universidade da Noruega com um mestrado em Língua e Literatura Portuguesa e também estudou Administração de Empresas. Siga Julia no LinkedIn. Julia é autora do livro The Executive Secretary Guide to Building a Successful Career Strategy, disponível na Amazon.

Julia também faz parte do nosso Speaker Bureau. Se tiver interesse em que Julia treine seus assistentes ou fale em seu evento, virtual ou pessoalmente, visite executivesupportmagazine.com/speaker-bureau.

Pepita Pedersen é uma Certified Reinvention Practitioner, que ajuda sistemas empresariais e indivíduos a desenvolverem suas habilidades de reinvenção para prosperar em tempos de caos. Pepita é natural da África do Sul e atualmente mora na Dinamarca.

Ela tem um portfólio de carreiras em consultoria, marketing e eventos, e gerenciamento de projetos. Pepita adora reunir pessoas para participar de comunidades como a comunidade Center4Reinvention. Entre em contato com Pepita no LinkedIn.

 

Postagens Relacionadas

Propósito, Forças e Bem-estar Integral

FELIZ ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO…

Feliz ano velho, feliz ano novo… Uma retrospectiva dos assuntos que foram importantes na área de tecnologia esse ano. Hoje eu quero relembrar com vocês

Precisa de Ajuda?