FISEC DA IMAGINAÇÃO AO MOVIMENTO, O AFETO: UTOPIA?

Compartilhe essa postagem

FISEC da Imaginação ao Movimento, o AFETO: Utopia?

O AFETO é muito mais do que uma palavra utópica: é uma necessidade humana básica. As mudanças tecnológicas aceleraram há algumas décadas e tudo indica que sigam acelerando nas próximas. A partir do primeiro computador eletrônico e o advento das redes sociais, com destaque para a inteligência artificial e a robótica que estão presentes nas revoluções biológicas e tecnológicas em curso, aumentou-se a excitação de alguns e criou-se pânico em muitos. Fala-se da singularidade, em que máquinas fazem homens mais inteligentes, da disrupção, que rompe paradigmas, e da exponencialidade, os resultados no consumo, comportamentos, costumes e tecnologia, como uma tendência. Entendo que toda a imaginação presente nesse movimento pode nos levar a distopia. O antídoto para a distopia pode ser o afeto. Porém, como falar de AFETO nesse contexto?

Os eixos temáticos do FISEC 2023 – XI Fórum Internacional de Inovação em Secretariado refletem a alternativa para a distopia sem ser utopia ao explorar a Imaginação, o Movimento e o Afeto.  Inclusive, são temas singulares, disruptivos e exponenciais ao resgatar as necessidades básicas humanas, muitas vezes, não contempladas no cenário das revoluções biológicas e tecnológicas. E onde está a conexão com a inovação? No sentido dos eixos temáticos. Importante lembrar que INOVAÇÃO é o processo de criar, introduzir, renovar ou recriar algo de maneira diferente, nova, podendo ser tratada como sinônimo de mudanças. As palavras Imaginação e Movimento igualmente contemplam o conceito de inovação. Para o bem ou para o mal? Chega-se ao Afeto. Desse modo, a Inovação pode ser o caminho para a utopia em que viveríamos num sistema perfeito como resultado da ação de colocar em movimento a nossa imaginação. Com AFETO pode ser realidade. Porém, a inovação igualmente pode nos levar para a distopia em que a imaginação e o movimento produzam uma realidade opressiva, assustadora e totalitária. Sem AFETO pode ser realidade. Desse modo, a INOVAÇÃO como resultado da IMAGINAÇÃO e do MOVIMENTO pode nos aproximar da UTOPIA ou nos levar para a DISTOPIA. A resposta vem da intenção que está no AFETO. Cabe destacar que resgatar o AFETO como substantivo de emoção intencional de amor, carinho e amizade é singular e disruptivo nas revoluções tecnológicas e biológicas em curso e produzirá resultados exponenciais no movimento e na imaginação, levando-nos a inovar com sentido. Basta lembrar que as necessidades básicas do Ser Humano não mudaram, ainda que toda a tecnologia tenha mudado.

Nesse processo, é indispensável se perguntar: para quê inovar? O AFETO está presente? Se sim, é hora de usar a imaginação e o movimento para inovar. Responder a essas perguntas vai dar sentido ao constante aprimoramento durante a vida (lifelong learning); e vai respaldar que o conhecimento adquirido seja orgânico, móvel, não-linear e integrado, aproximando-nos da utopia, afastando-nos da distopia. É essencial gerar novos conhecimentos; é fundamental criar novas ferramentas; entretanto, é impositivo resgatar e manter o AFETO para que o conhecimento e as ferramentas inovadoras façam sentido. Conclui-se que a saída é para dentro. É fundamental a coragem de conhecer-se, aceitar-se e superar-se para afetar com AFETO. São verbos reflexivos em que a ação, em primeiro lugar, se volta para si mesmo, e em seguida se reflete na interação com o outro. Resultado? O mundo inova transformando-se num lugar melhor a partir da IMAGINAÇÃO e do MOVIMENTO de quem se conhece, se aceita e se supera com AFETO.

Enfim, se a imaginação e o movimento não afetarem com afeto, para quê afetar? Utopia ou distopia? São apenas palavras. A presença do AFETO na tua IMAGINAÇÃO e no teu MOVIMENTO é a realidade em construção que se traduz em INOVAÇÃO fazendo deste um mundo melhor a partir das intenções e das ações. O FISEC é real ao compartilhar conhecimentos e ferramentas que geram INOVAÇÃO com SENTIDO. Não é UTOPIA!

 

FISEC – Fórum Internacional de Inovação em Secretariado

Pepitas Secretaries Club

 

 

Moacir Rauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Postagens Relacionadas

Propósito, Forças e Bem-estar Integral

FELIZ ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO…

Feliz ano velho, feliz ano novo… Uma retrospectiva dos assuntos que foram importantes na área de tecnologia esse ano. Hoje eu quero relembrar com vocês

Precisa de Ajuda?