PARA ONDE AINDA FALTA OLHAR?

Compartilhe essa postagem

O evento terminava e a sensação de insegurança frente ao mercado de trabalho, às tendências comportamentais e de negócios era grande.

Falava-se do mundo singular, disruptivo e exponencial potencializado pelas tecnologias numa interação homem x máquina, sem precedentes na história da humanidade.

Homens e máquinas, juntos, mais inteligentes. As dúvidas de muitos se referiam a qual caminho seguir.

Ao final, uma das secretárias expôs a sua indagação, quase indignação:

Para onde ainda falta olhar? Já não sei mais para onde ir…

Ao escutá-la tive a impressão de que ela representava a perplexidade de muitas pessoas ao tocar num tema para o qual não há uma só resposta. Estamos num momento que exige de nós cada vez mais a capacidade de estar abertos a aprendizagem, sabendo que todos ensinamos com aquilo que fazemos ou deixamos de fazer.

Por isso é fundamental que estejamos dispostos a olhar para todas as direções com a Curiosidade de uma criança; com a Coragem de um guerreiro; e com a Confiança de um sábio para Intrassecretariar.

O que fazer? Desenvolver as competências técnicas e de comportamento.

Acredito que desenvolver as competências técnicas é a parte mais fácil, porque basta observar o ambiente em que se circula e seguir o movimento. Por isso, olhe para frente e observe quem está na liderança de sua área. Quais são as tendências? O que eles estão fazendo de bom que você ainda não faz? Aprenda, ajuste e secretarie melhor.

Olhe para os lados, perceba o que está acontecendo a sua volta. O que você pode aprender de quem está ao seu lado? O que você ensina para aqueles que estão a sua volta? Compartilhe, aproprie-se e cresça.

Olhe para baixo e veja se há alguém por ali. Não deve haver ninguém abaixo de você, porque secretariar é andar com e não sobre os outros.

Olhe para cima e entenda que a nossa atividade está inserida num contexto maior – secretariar também é ampliar a visão.

Por fim, olhe para trás para saber se ficou alguém por lá. O que aconteceu? Analise os motivos e saiba que a vida organizacional não é uma competição, ainda que sejamos competitivos ao entregar o nosso melhor.

As competências citadas são externas e a isso chamamos secretariar.

Porém, para intrassecretariar para onde ainda falta olhar?

É preciso olhar para dentro de si mesmo, com a Curiosidade como combustível; a Coragem como motor; e a Confiança como atitude.

E quais são as competências para intrassecretariar?

Ao olhar para dentro de si mesmo é possível encontrar as respostas para as nossas dúvidas e angústias, assim como as capacidades para encontrar a direção do caminho que queremos seguir.

Isso requer um mergulho dentro de si mesmo para se despir de medos que embotam a curiosidade; de preconceitos que acovardam a coragem; de julgamentos que anulam a confiança. Só assim para se despir do desamor e se vestir de amor, levando-nos a despir-nos da tristeza e a vestir-nos de alegria; a despir-nos de ressentimentos para vestir-nos de paz; a despir-nos da impaciência para vestir-nos de paciência; a despir-nos da animosidade para vestir-nos de amabilidade; a despir-nos da maldade para vestir-nos de bondade; a despir-nos da deslealdade para vestir-nos de lealdade; a despir-nos da volubilidade para vestir-nos do domínio próprio.

Enfim, apresentar tais competências permite que se externalize o mergulho interior e, primeiro, intrassecretariar para, finalmente, secretariar.

Não se trata de utopia, pois o desafio é introjetar para depois projetar, porque somente se põe para fora aquilo que se tem dentro. Com a competência de intrassecretariar todas as outras competências são resultado de uma escolha, inclusive para saber para onde olhar.

Ao dedicar-se a intrassecretariar elimina-se a incongruência de atuar no ambiente externo sem carregar as mesmas competências no ambiente interno. Portanto, um Secretário convencional olha para frente, para os lados, para cima, para baixo e para trás para ir em frente.

Intrassecretário olha para dentro com curiosidade para libertar o Secretário extraordinário com a coragem e a confiança para ir na melhor direção.

Intrassecretariar faz sentido para você? Quais são as ferramentas que você usa para intrassecretariar?

O FISEC 2024 pode ser o primeiro passo para começar essa jornada.

 

Moacir Rauber

Secretário Executivo

E-mail: mjrauber@gmail.com

Postagens Relacionadas

Carreira

ESPALHE GENTILEZA

Há poucos dias encontrei queridos colegas de trabalho de anos atrás e nos pusemos a falar do que nos recordávamos dos tempos em que trabalhávamos

Carreira

DESBRAVANDO PALAVRAS

Por anos, carreguei comigo o desejo latente de compartilhar minha jornada, minhas reflexões e experiências, mas sempre me deparei com a pergunta: “Por onde começar?”.

Precisa de Ajuda?