Quanto diversa é a sua rede estratégica?

Compartilhe essa postagem

Num trecho do seu primeiro livro, The Executive Secretary Guide to Building a Successful Career Strategy, Julia Schmidt convida os leitores a diversificarem estrategicamente as suas redes

Precisamos de pessoas

“Você pode começar a ser estratégico diariamente através de uma prática simples: ser um conector”, disse Steve Browne, um palestrante, escritor, e líder de pensamento sobre Gestão de Recursos Humanos.

As pessoas são a coisa mais importante na execução de estratégias. Elas podem trazer entusiasmo e energia ao processo. As pessoas podem colaborar e fazer com que grandes resultados aconteçam. Mas também podem sabotar o seu plano de ação. Todos têm um valor e temos de explorar estes valores, fazer com que as pessoas unam forças e construam grandes coisas em conjunto. A sua estratégia de carreira tem de ser capaz de reunir as melhores pessoas de que possa precisar para construir um futuro profissional brilhante para si.

  • Cerque-se de pessoas positivas
  • Tenha uma comunidade que lhe dê perspectivas diferentes
  • Tenha um parceiro responsável
  • Crie o seu conselho de administração
  • Partilhe o seu conhecimento
  • Apóie as pessoas na realização dos seus objetivos
  • Seja uma ponte
  • Passe intencionalmente tempo com pessoas que são diferentes de você.

Para fazer com que as pessoas certas fiquem contigo e apoiar os seus planos de carreira, construa as suas relações a partir dos pontos fortes das pessoas. Isto acelera o crescimento, aumenta o entusiasmo, aumenta a confiança e a colaboração, e cria envolvimento.

Seja um conector! Ligue pessoas aos seus sonhos, visão, propósito e trabalho.

Veja cada interação com as pessoas no seu local de trabalho como uma oportunidade de trazer uma solução e plantar algumas sementes de encorajamento para ultrapassar as dificuldades.

O que podemos aprender com as pessoas que conhecemos?

 

Precisamos uns dos outros para crescer pessoal e profissionalmente

Todos queremos experimentar um sentido de comunidade. Sei disso porque fui membro de uma associação fantástica para profissionais de gestão de apoio. Não poderia ter tido sucesso profissional sem os meus parceiros.

A minha família também desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da minha carreira. Eles foram a minha primeira rede, conselheiros, apoiantes e parceiros. Viram os meus talentos e ajudaram-me a definir ações estratégicas de carreira, fizeram-me pensar fora da caixa e ir além dos meus limites. Esta foi a base de tudo!

O meu primeiro emprego foi como professora no Brasil.  Trabalhei como professora tanto em escolas privadas como públicas. Muito cedo, a minha mãe percebeu o meu talento para as línguas.  Comecei a aprender inglês e francês a um nível elevado quando tinha doze anos de idade. Mais tarde, comecei a estudar espanhol. Tenho uma licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa.  Também tenho um mestrado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e um mestrado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Oslo. Venho de uma família onde todos nós fomos encorajados a melhorar os nossos talentos e a ser o melhor que podemos ser. Sou quem sou hoje por causa da minha família dedicada e solidária. Não poderia ser quem sou hoje sem tudo o que os meus pais fizeram para nos dar a melhor educação e oportunidades.

A arte do networking já não é algo a ser ignorado. Seremos tanto mais fortes como profissão quanto mais estivermos conectados. A mão-de-obra atual é global, conectada, móvel, transitória, e multi-geracional. Com as redes sociais, a sua rede pode ser literalmente global.

Como escreveram os dois autores Stephen R. Covey e Jennifer Colosimo, “é um princípio natural que não se pode alcançar nada totalmente compensador sozinho – pelo menos não no mundo do trabalho“.

 

Redes Operacionais, Pessoais, e Estratégicas

São necessárias redes operacionais, pessoais e estratégicas para fazer as coisas, para se desenvolverem pessoal e profissionalmente. A rede operacional irá ajudá-lo a completar as suas tarefas profissionais e a executar com eficácia as suas tarefas. A sua rede pessoal vai ajudá-lo a desintoxicar, divertir-se e ligar-se à sua família, aos seus amigos e aos amigos dos seus amigos. Está ligada aos seus objetivos e afinidades pessoais. A sua rede estratégica irá ajudá-lo a seguir uma carreira, encontrar novos projetos no trabalho, ligar o seu executivo a potenciais clientes, descobrir as novas tendências na indústria, gerar ideias inovadoras e evitar o pensamento de grupo, entre muitas outras oportunidades. Ajudará a projetar o futuro. Se tem um plano para a sua carreira, deve abraçar uma rede de pensamento estratégico.

Exemplos de redes operacionais para assistentes são os diferentes grupos e associações profissionais. As redes oferecem-nos a oportunidade de compartilhar ideias, preocupações, informações e recursos, aspirações e ideais.

Como a minha rede me ajudou a melhorar a capacidade de falar em público

Aqui estão algumas ações estratégicas, se pretende tornar-se um bom orador:

  • Comece por se tornar membro de uma rede onde as pessoas têm a oportunidade de se expressar
  • Faça pequenas apresentações e interaja com diferentes tipos de profissionais.
  • Transforme esta oportunidade de rede numa arena praticante.
  • Encontre um tema de interesse, diga aos outros que tem boas práticas a compartilhar que podem ajudar os outros a ter sucesso e determinar o tempo para realizar a sua apresentação.
  • O próximo passo? Encontre um novo tema de interesse, diga aos outros que deseja compartilhar as suas melhores práticas e dicas, e o resto que sabe.

Este é apenas um exemplo de como pode pensar em rede de uma forma estratégica. Seja estrategicamente intencional!

 

Quanto Diversa é a sua Rede Estratégica?

Sabemos que a investigação apoia a noção de que as pessoas que estão ligadas através de grupos heterogéneos e que têm contatos mais diversificados, chegam com ideias mais criativas e soluções originais. Portanto, vamos fazer um exercício de auto-avaliação para nos ajudar a definir ações estratégicas para melhorar a diversidade das nossas redes.

  • Quem são as pessoas com quem está passando mais tempo? (idades, culturas, religiões, educação, indústrias, localizações geográficas e outras distinções)
  • Faça uma lista de dez pessoas com quem discutiu assuntos de trabalho importantes ao longo dos últimos meses.
  • Quais são os principais pontos fortes e fracos da sua rede profissional?
  • Quem são as novas pessoas que precisa conhecer?
  • Já pensou em juntar-se a redes relacionadas com outras profissões que não representa a sua  atual?
  • Quais são as formas de interagir dia após dia com os seus colegas, clientes, outros profissionais e parceiros industriais?

Agora, quero que crie um plano de ação estratégico que o ajude o a ter uma rede mais diversificada. Pense em ações que sejam fáceis de implementar, que o manterão motivado e interessado em construir as relações certas.

 

E sobre a criação dos seus próprios eventos de rede?

Se deseja construir uma rede estratégica poderosa, ramifique-se. Construa uma rede diversificada de contatos profissionais que inclua pessoas que não se pareçam contigo, que soem como você, que falem como você, ou que tenham os seus antecedentes, educação ou história. A única coisa que devem ter em comum contigo e com as outras pessoas da sua rede é que devem ser realmente bons naquilo que fazem.

 

Por

Julia Schmidt é profissional de Secretariado Executivo premiada, com mais de 20 anos de experiência a trabalhar em diferentes setores de atividade. É conhecida por ser uma defensora apaixonada do desenvolvimento das pessoas e por ajudar os outros a ter sucesso e a assumir as suas capacidades de liderança. Júlia é uma ativa mentora e promotora de redes. É diplomada pela Universidade da Noruega, com um Mestrado em Língua e Literatura Portuguesa e estudou também Administração de Empresas. Segue a Júlia no LinkedIn. Júlia é autora de The Executive Secretary Guide to Building a Successful Career Strategy, disponível agora na Amazon.

Júlia também faz parte da nossa equipe de palestrantes. Se estiver interessado(a) em que ela dê formação aos seus profissionais de Secretariado ou no seu evento, virtualmente ou pessoalmente, por favor visite executivesupportmagazine.com/speaker-bureau.

Evon Wood, CCMF, CAP é uma profissional dedicada ao serviço. Tem vários anos de experiência no contexto da administração de alto nível, prestando apoio a executivos, equipas de liderança e órgãos de gestão organizacional. Os pontos fortes da Evon são coordenação, produtividade, comunicação, gerenciamento de projetos, promoção do engajamento dos funcionários e da cultura organizacional.

Como aprendiz ao longo da vida, Evon tem sido consistente na obtenção e manutenção de formações credenciadas, bem como na participação na liderança activa e na gestão de várias organizações profissionais. Uma das suas maiores alegrias é ser uma defensora do crescimento e desenvolvimento contínuo dos Profissionais de Secretariado e Assessoria em todo o mundo.

Postagens Relacionadas

Interculturalidade e Comunicação

É fácil viver com o outro?

Estar com o outro, muitas vezes, nos parece difícil. Digo isso por ter a oportunidade de viver numa família bem organizada a partir dos papéis

Propósito, Forças e Bem-estar Integral

Em 2023: acelerar ou desacelerar?

As festas de final de ano são lindas, por vezes estranhas. Parece-me que as pessoas aceleram para desacelerar. Contraditório? O observado, não. O comportamento, sim.

Precisa de Ajuda?